top of page

A Tempestade (1996)

01. Natália

02. L´Avventura

03. Música de Trabalho

04. Longe do Meu Lado

05. A Via Láctea

06. Música Ambiente

07. Aloha

08. Soul Parfisal

09. Dezessei

10. Mil Pedaços

11. Leila

12. Oito de Julho

13. Esperando Por Mim

14. Quando Você Voltar

15. O Livro dos Dias

A Tempestade ou O Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de199617 , foi o último da banda com o Renato Russo vivo. Além disso, o álbum possui densas músicas, alternando o rock clássico de "Natália" e "Dezesseis", ao lirismo de "L'Aventura", "A Via Láctea", "Leila", "1º de Julho" e "O Livro dos Dias" e ao classicismo de "Longe do Meu Lado".

 

As letras, em geral, abordam temas como solidão, passado, amor, depressão,homossexualidade, AIDS, intolerância e injustiças, sendo um disco "melodramático" e de alma triste.Algumas canções do disco sugerem uma despedida antecipada, como diz o trecho "e quando eu for embora, não, não chore por mim", da canção "Música Ambiente".

 

As fotos do encarte foram tiradas próximas à época do lançamento, exceto a de Renato, que foi aproveitada da sessão de fotos do seu álbum solo Equilíbrio Distante de 1995, já que o cantor, um pouco debilitado, se recusou a fotografar para o disco. O álbum A Tempestade foi lançado inicialmente na época como um clássico livrinho com capa de papelão e anos depois relançado como álbum comum (caixa de plástico).

 

A foto do guitarrista Dado é diferente entre as duas versões. Com exceção de "A Via Láctea", as demais faixas do álbum possuem apenas a voz guia de Renato, que não quis gravar as vozes definitivas. Também não foram incluídas as frases "Urbana Legio Omnia Vincit" e "Ouça no Volume Máximo", presentes nos discos do grupo. Em seu lugar, uma frase do escritor modernista brasileiro Oswald de Andrade: "O Brasil é uma República Federativa cheia de árvores e gente dizendo adeus".

Boomerang Blues

Legião Urbana

bottom of page